A Rússia pretende equipar seus caças Su-30SM com os novos e mais potentes motores Saturn AL-41F-1C.
O Regimento de Caças do Distrito Militar Ocidental receberá um lote de caças Su-30 SM com um motor modernizado. O comunicado de imprensa diz que a aeronave será entregue ao Distrito Militar em 2021.
Até o momento, esses motores são instalados na geração de aeronaves de produção 4++ Su-35S.
O caça multiuso Su-30SM, altamente manobrável, foi desenvolvido pelo escritório de projetos da Sukhoi e é produzido em série na Irkutsk Aviation Plant – uma filial da corporação Irkut. É capaz de usar armas modernas e avançadas de alta precisão da classe ar-ar e ar-terra.
O novo motor é um turbojato de circuito duplo e duplo design modular com controle vetorial de empuxo e regulador integrado digital.O desempenho do motor é aprimorado com o uso de um novo compressor de baixa pressão com maior fluxo de ar e uma nova turbina com sistema de resfriamento de lâmina mais eficiente.
Com informações do Ministério da Defesa da Rússia
Rússia e a sopa de caças, seria melhor ter encomendado o Su-35 com os motores modificados 117S que equipa o S-57 hoje…
Faz sentido se quiser manter a linha de montagem aberta esperando encomendas futuras – e elas ocorrerão.
Eles assinaram um acordo no final do ano passado para 36 Su-30SM , se não me engano destes não foi entregue nenhum ainda, este aí seria um segundo (ou terceiro acordo) em aberto..
Pelo que entendi, o su-30SM (Irkut) é mais barato e foi concebido de acordo com as especificações da força aérea russa. Será o caça padrao. O Su35S foi adquirido para facilitar as vendas do caça e manter a KnAAPO. No passado, o su30M2 foi adquirido pelo mesmo motivo.
Isso que não dá pra entender dos russos, a família Su-27/30/34/35 é feita em várias fábricas de várias empresas. Não consigo compreender como fazem isso, se compartilham melhoramentos, etc… Sem falar nos custos de ter ferramental duplicado.
Cada fábrica tem sua própria versão do caça e existem diferenças significativas. Reza a lenda que as versões da Irkut são melhores.
Acho que isso é herança da URSS. Penso que separar o Bureau de desenvolvimento da fábrica, aumentava o controle de Moscou.
É justamente isso que da a entender dos Russos, estrategicamente é muitíssimo interessante ter varias fabricas em locais diferentes aptas a fabricar aviões. Imagine em caso de guerra se destroem as instalações de uma delas, a outra pode perfeitamente suprir a demanda. Agora imagina em caso de guerra a EMBRAER seja destruída, vamos fabricar nossos tucanos onde(fazendo uma analogia)? Bem preparado é o país que pode se dar ao luxo de ter varias linhas de montagem de aviões de combate…
Caça de respeito!! Parabéns aos russos…
Su-30 é mais barato.
O Su-30Sm de hoje sim, é mais barato, mas este lote aí com motor AL-41 F1S provavelmente virá com novas atualizações, pois ele poderá ser um "modelo" para ofertar a atualização dos MKI indianos..
Impressionante a "virada de mesa" que a Sukhoi promoveu dentro da indústria de aviação militar russa! Hoje, a MiG se resume basicamente ao serviço de apoio à operação dos caças Mig-29 e 31, já que o futuro da empresa (que deveria estar vinculado ao Mig-35) ainda é uma belíssima incógnita.
Que foto de popa!
As novas tomadas de ar com uma "caixa de mar" embaixo ficaram um tanto estranhas e nada furtivas ao radae, mas como mais ar = mais empuxo… veremos…
Comments are closed.