A DAM da Saab fornecerá à Hungria, seu primeiro cliente, um maior nível de flexibilidade e reduzirá sua dependência da infraestrutura estacionária para manutenção e proteção de sua frota Gripen. (Foto: Saab)

A Saab entregou a Deployable Maintenance Facility (DAM) à Força Aérea Húngara. A DAM é uma solução móvel que permite maior capacidade de manutenção de aeronaves e outros veículos combinada com proteção superior.

A entrega decorre de um contrato assinado entre a Saab e o Ministério da Defesa húngaro em dezembro de 2018. A DAM fornece capacidade equivalente à infraestrutura de manutenção estacionária. A entrega oficial ocorreu em uma cerimônia de entrega em Pápa, no dia 5 de dezembro.

“Este é um marco importante para a Saab, pois marca o primeiro pedido de uma solução DAM completa. É uma prova de nossa capacidade contínua de fornecer soluções de suporte, permitindo que as forças aéreas combinem disponibilidade operacional com eficiência de custos”, afirma Ellen Molin, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios de Suporte e Serviços da Saab.

Atualmente, a Força Aérea Húngara opera 14 caças Gripen C/D em um contrato de arrendamento com o governo sueco. A DAM fornecerá um nível aumentado de flexibilidade e reduzirá sua dependência da infraestrutura estacionária para manutenção e proteção de sua frota Gripen.

Uma solução DAM pode ser implementada rapidamente para permitir a manutenção de operações autossuficientes por longos períodos de tempo, em qualquer local, independentemente no país ou no exterior.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse hangarete é móvel?
    Queria saber se a OTAN se desfez dos hangaretes cobertos por terra da época da GF.

  2. Aproveitando o gancho da notícia, existe alguma movimentação na FAB para modernização e adequação da BAAN à chegada do Gripen?

Comments are closed.