Sukhoi Superjet decola para voo de teste com as pontas de asas Saberlets.

A Rússia concluiu em Zhukovsky, perto de Moscou, os testes do avião Sukhoi Superjet SSJ100 com pontas de asa chamadas de “Saberlets”.

“Os testes em dois jatos SSJ100 (números de série do fabricante 95032 e 95157) com as pontas das asas modificadas foram concluídos com sucesso. A aeronave realizou 140 vôos”, afirmou a UAC em comunicado nesta sexta-feira.

O Sukhoi Superjet foi testado por seu desempenho de decolagem e pouso, estabilidade e capacidade de gerenciamento, sistemas de controle de voo, luzes e navegação. O avião foi testado em alta velocidade, ângulos críticos e em modos de análise de consumo de combustível em diferentes estágios do voo, disse a UAC.

Os saberlets são desenvolvidos pelo Sukhoi e pelo Central Aerohydrodynamic Institute (TsAGI) por meio de otimização 3D complexa, com base nas técnicas da Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD). Uma das aeronaves também usava simuladores de gelo de formas especiais na borda principal e empenagem da asa.

Os winglets “Saberlet” supostamente melhoram o desempenho de decolagem e pouso da aeronave e proporcionam 3% menor queima de combustível, serão padrão e estarão disponíveis para adaptação. Os testes de voo com as winglets começaram em dezembro de 2017. Em novembro de 2018, o TsAGI realizou testes de túnel de vento em dois projetos de asas modificados para economizar peso estrutural: um com menos varredura de asa e outro com mais espessura relativa, melhorando também a aerodinâmica e as capacidades de carga e melhorando a eficiência de combustível em quase 10%.

“A conclusão de um programa em larga escala de testes de solo e voo resultará na certificação do SSJ100 com as pontas horizontais (saberlets) e elas serão oferecidas como uma opção aos clientes. Os “Saberlets” podem ser instaladas mesmo em aeronaves entregues”, afirmou o UAC.

Fabricados pelo fabricante de aeronaves Voronezh (VASO), os kits Saberlets são feitos de materiais compostos modernos produzidos e certificados na Rússia e no exterior.

Anúncios