Super-Tucano-EMB-314-Indonesia
Embraer A-29 Super Tucano / Foto: TNI-AU, em caráter ilustrativo

Três indonésios morreram nesta quarta-feira (10), uma mulher e dois militares, depois que uma aeronave de treinamento avançado, ataque leve e contra insurgência A-29 Super Tucano (registo TT-3108), fabricado no Brasil, pela Embraer, e pertencente à Força Aérea Indonésia (TNI-AU) caiu em uma zona residencial em Malang, no leste da ilha de Java, de acordo com informações das agências AP e EFE.

Segundo as informações divulgadas, o acidente ocorreu às 10:45 hs (hora local) durante uma sortida de treinamento, com a aeronave tendo caído sobre uma casa. Os dois tripulantes da aeronave e um civil foram levados a um hospital, após o acidente, onde morreram por causa dos ferimentos sofridos, informou o porta-voz da Base Aérea de Abdul Rahman Saleh, o comandante Hamdi Londong, citado pela imprensa local.

indonesia-super tucano-crash 3
Equipes de resgate carregam destroços da aeronave acidentada / Foto: AP
indonesia-super tucano-crash 1
Equipes de resgate carregam destroços da aeronave acidentada / Foto: AP
indonesia-super tucano-crash 2
O Super Tucano caiu sobre uma casa / Foto: AP

O ministro da Defesa da Indonésia, Ryamizard Ryacudu, afirmou aos jornalistas que era um avião “relativamente” novo e em boas condições, por isso que os especialistas terão que estabelecer se o acidente foi ocasionado por falha mecânica ou um erro humano.

A Indonésia adquiriu 16 unidades do Super Tucano, dos quais 8 já foram entregues, num contrato avaliado em US$ 260 milhões. As aeronaves integram o 21º Esquadrão da Base Aérea de Malang.

divider 1

FONTE: G1

EDIÇÃO: Cavok

Anúncios

10 COMENTÁRIOS

  1. Uma fatalidade. Triste notícia tanto pelas vidas perdidas quento pela aeronave de origem brasileira.

  2. Uma pena….
    Não se ouve falar muito em ST caindo , é raridade….

  3. Bom dia Senhores!

    Deixando o meu nacionalismo de lado, eu tenho plena certeza que tratou-se de imperícia do piloto. O ST é umas das aeronaves turbo hélices mais confiáveis do mundo. A taxa de sinistros é a mais baixa entre os seus concorrentes.

    CM

  4. Deixa eu ver se entendi:
    Os pilotos morreram a caminho do hospital assim como o civil.Então eles provavelmente não estavam na aeronave no impacto pois a mesma parece ter ficado destroçada e isso seria morte instantânea Então eles só podem ter ejetado.E morreram.
    Alguma semelhança ?
    A-29,Assento Ejetável,Piloto Morto ?

    Acho que esse Martin Baker MK10 tá sendo uma furada no A-29 pois a taxa de mortos é maior do que vidas salvas.

  5. Alguns sites dão a informação de que são 4 mortos, além de confirmar a ejeção do piloto, encontrado morto a quase 1 km de distância. Não há relato de ejeção do navegador.

    O governo indonésio já expressou a preocupação às forças armadas, já que é a 2ª aeronave que sofre acidente em menos de um semestre ( um t-50 caiu numa exibição aérea em dezembro, em aparente imperícia do piloto).
    A ordem de revisão de manutenção e de treinamentos já foi dada.

    Acho que não haverá surpresa se o resultado das investigações apontar falha humana. Vale ressaltar que foi um voo de teste logo após uma revisão de manutenção.

    Já no Jakarta Post mencionam que ambos ejetaram. Vai saber…

    • Compraram o simulador. Visitaram a Embraer para conhecer a aeronave? Os mecanicos passaram por treinamento aqui no Brasil.
      Dois pilotos brasileiros já foram para Suécia conhecer a industria, e conhecer o Gripen C/D.
      Com certeza na compra das 36 aeronaves, virão simulador, e os mecanicos da FAB, vão receber treinamento na SAAB.

Comments are closed.