Northrop T-38M Talon, by Kerem Bektas (1)
Northrop T-38M Talon – Turkish Air Force (THK) / Foto: Kerem Bektas

Em um gesto de boa vontade, a Turquia decidiu doar ao Paquistão 34 unidades da aeronave de treinamento avançado supersônica Northrop T-38M Talon.

Northrop T-38M Talon, by Kerem Bektas (2)
Northrop T-38M Talon – Turkish Air Force (THK) / Foto: Kerem Bektas

A decisão foi transmitida pelo comandante da Força Aérea Turca (THK), General Abidin Unal, ao seu homólogo paquistanês, Marechal-do-Ar Sohail Aman, quando eles se conheceram recentemente. A expectativa é que as aeronaves sejam entregues à Força Aérea Paquistanesa (PAF) antes do final do ano, devendo permanecer na ativa por, pelo menos, mais 10 anos.

Northrop T-38M Talon, by Alexander St. Alexandrov
Northrop T-38M Talon – Turkish Air Force (THK) / Foto: Alexander St. Alexandrov (JETPHOTOS.NET)

Os T-38M turcos foram modernizados pela TAI (Turkish Aerospace Industries) a partir da variante “A” da aeronave, incorporando aviônicos atualizados.

Northrop T-38M Talon, by Aldo Bidini
Northrop T-38M Talon – Turkish Air Force (THK) / Foto: Aldo Bidini

O Northrop T-38 Talon foi a aeronave mais fabricada em sua categoria, em todo o mundo, e permanece em operação nas forças aéreas dos EUA, Turquia e República da China (Taiwan).

divider 1

FONTE: The News International – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

NOTA DO EDITOR: A Turquia e o Paquistão tem um longo histórico de parcerias em áreas estratégicas no segmento de defesa, e a TAI é a principal contratante da PAF para a modernização dos caças F-16 paquistaneses.

Anúncios

16 COMENTÁRIOS

  1. Podia rolar um "Brasil Esperança" pros turcos doarem uns desses pra nóis.

      • A Gente sacaneia, mas serinho… os nossos gripinhos não saindo… pelo menos teríamos umas células decentes pra dar aquela pintura e alinhamento "A LÁ IRÃ" e instalando o trio elétrico israelense… tenso, não???

  2. Mais dez anos de vida útil? Mas então estas células estão é muito boa! A PAF estará recebendo só o melhor treinador a jato já desenvolvido. Deve ser por isso que o índice de acidentes do Paquistão é baixo, o oposto de seu rival…

  3. Ninguém quer doar nada pro Brasil não? Chile podia nos mandar uns F-16, Venezuela uns SU-30, Argentina podia nos enviar os A-4 para usarmos como estoque de peças para os nossos.

  4. A Índia não deve ter gostado nada disso. Será que esses aviônicos da modernização são israelenses? Nesse caso, o Paquistão teria autorização para usá-los?

  5. Na última foto a aeronave de fundo e um T-27 Tucano?
    Isto sim que é um presente, se estivesse doado ao Brasil esses 10 anos virariam 30 anos de uso.
    Esses T-38 daria um ótimo esquadrão de transição para pilotos que saem de A-29 para AMX ou F-5.

  6. Quem diria. Superando divergências regionais, Turcos dão "presente de Grego".

    • O Tio Sam aprovou a recente doação de caças F-16 jordanianos ao Paquistão, e tem aprovado as aquisições dessas mesmas aeronaves junto ao mercado, de forma que não existe um motivo porque a doação desses treinadores não seria aprovada.

  7. Contratante é quem contrata, é TAI, no caso, é a principal contratada, afinal quem requer o serviço é a PAF e não o contrário.

Comments are closed.