Testes do motor do demonstrador X-60A do AFRL.

O programa X-60A do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL) alcançou recentemente um marco importante no seu desenvolvimento com a conclusão dos testes em solo da verificação do sistema de propulsão veicular integrado.

O X-60A é um foguete lançado em voo, projetado para pesquisa de voo hipersônico. Ele está sendo desenvolvido pela Generation Orbit Launch Services sob um contrato de Pesquisa em Inovação para Pequenas Empresas do AFRL.

O objetivo do programa X-60A é fornecer acesso acessível e rotineiro a condições de voo hipersônicas relevantes para amadurecimento da tecnologia. Este teste incluiu testes de fluxo frio e quentes com o motor de foguete líquido Hadley desenvolvido pela Ursa Major Technologies. O hardware semelhante a voo foi testado usando procedimentos operacionais semelhantes ao voo. O teste executou acionamentos em potência máxima, suspensão do motor para controle do vetor de empuxo e aceleração do sistema.

“Essa série de testes foi uma etapa crítica na redução de riscos e na coleta de dados de integração de sistemas necessários para a preparação dos próximos testes de voo”, disse Barry Hellman, gerente de programa X-60A do AFRL. “Quando formos para o voo ainda este ano, esperamos demonstrar a capacidade do X-60A para fornecer acessibilidade a condições de voo hipersônicas, o que posicionará o AFRL para oferecer uma capacidade de teste inovadora para a Força Aérea dos EUA e outras organizações do Departamento de Defesa”.

O X-60A é um foguete líquido de estágio único projetado principalmente para pesquisa de vôo hipersônico e é lançado a partir de uma aeronave transportadora de jato executivo modificada. É capaz de testar uma ampla gama de tecnologias hipersônicas, incluindo novos meios de propulsão, materiais avançados e subsistemas hipersônicos. O sistema de propulsão do veículo utiliza propulsores de oxigênio líquido e querosene. O sistema foi projetado para fornecer acessibilidade e regularidade a condições de vôo de alta pressão dinâmica acima do Mach 5.

Durante os próximos testes de voo baseados no Cecil Spaceport em Jacksonville, FL, o X-60A voará em condições relevantes necessárias para o amadurecimento da tecnologia. Os dados serão coletados para validar a funcionalidade geral do projeto do veículo, bem como as previsões de desempenho.

Anúncios