As operações de pousos e decolagens do A400M numa faixa de areia na praia foi realizado no Sul do País de Gales no início deste mês. (Foto: RAF)

Um avião de transporte Airbus A400M Atlas da Real Força Aérea Britânica (RAF), matrícula ZM414, completou com sucesso uma série de testes de pousos e decolagens em uma faixa de areia de praia no sul do País de Gales. A Airbus divulgou um vídeo que mostra como foram os preparativos e os testes realizados nessa pista semi-preparada.

A avaliação na Área de Testes de Pembrey foi organizado pela equipe de projetos DE&S (Defense Equipment & Support) A400M, com sede junto ao Ministério de Defesa de Abbey Wood, em Bristol, em conjunto com a Airbus e a RAF.

A aeronave de transporte militar multinacional A400M foi projetada pela Airbus Military (agora Airbus Defense and Space) como um avião tático com capacidades estratégicas para substituir os aviões de transporte mais antigos, como o C-160 Transall e o Lockheed C-130 Hercules.

O Comandante da Ala da RAF, Simon Boyle acrescentou: “Tudo indica de que a aeronave funcionará muito bem no papel tático e em pistas despreparadas. Estamos começando a entender o quão bom a aeronave poderá desempenhar no ambiente tático”.

De acordo com o Ministério de Defesa do Reino Unido, a preparação para os ensaios envolveu uma grande quantidade de trabalho de preparação feito pelo Regimento de Engenheiros Paraquedistas 23, sediado na base próxima de Rock Barracks, os quais criaram uma superfície natural para o A400M.

A Área de Testes de Armas de Pembrey Sands é uma faixa de treinamento em uma ilha separada do continente no Oeste e Norte por um estuário e a Baía de Carmarthen, ao leste por uma entrada rasa e pantanosa. A fronteira do sul é praticamente impenetrável, com a espessa floresta do Pembrey Country Park.

O A400M está posicionado, em termos de tamanho, entre o C-130 e o C-17. Pode transportar cargas mais pesadas do que o C-130, enquanto é capaz de usar pistas de pouso ásperas. Além do papel de transporte, o A400M pode realizar reabastecimento aéreo e evacuação médica quando equipado com equipamentos apropriados.

O primeiro vôo da A400M, originalmente planejado para 2008, ocorreu em 11 de dezembro de 2009, em Sevilha, na Espanha.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns para o time da Airbus. Aos poucos eles vão consolidando e melhorando o A400.
    Para quem fez o 1o voo em 2009, 8 anos depois fazer esse teste, é normal?
    E o KC-390, vai conseguir fazer esta proeza? Espero que sim.

  2. É bonito de se ver mas significa pouco no desenvolvimento da aeronave, tem praias com piso bem duro, nos bons tempos até o anos 60 tinham ricaços que pousavam com seus aviões entre Matinhos e Caiobá no Paraná para deixar a família na praia, se fizesse isso hoje seria um escandalo.
    . https://m.youtube.com/watch?v=9o7PtGlUhzQ
    .
    C-130 de várias versões ja fez várias demonstrações em praias mundo afora https://m.youtube.com/watch?v=ReVOb41rw34
    .
    Bacana mesmo é o Aeroporto da Barra na Escócia, único aeroporto com pista na praia homologado para operação comercial, só o DHC-6 TwinOtter pode operar lá.
    Tem até instalações fixas e torre de controle, não é improviso.
    . Aeroporto da Barra: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:A
    .
    DHC-6 na Barra: https://m.youtube.com/watch?v=arTG-TE8uio

  3. Legal essa EADS (digo, Airbus Military, digo, Airbus Defense and Space)… 😀

Comments are closed.