O caça Gripen E durante seu primeiro voo realizado no dia 15 de maio. (Foto: Saab)

A empresa de defesa e segurança Saab realizou com sucesso hoje (15) um primeiro voo da próxima geração do caça inteligente Gripen E. Durante a tarde, a Saab fará uma conferência de imprensa on-line, mas alguns detalhes do primeiro voo já foram divulgados e podem ser vistos a seguir.


Às 10h32 (horário local) nesta quinta-feira, 15 de junho, o caça Gripen E decolou no seu primeiro voo, com o piloto de teste Marcus Wandt da Saab nos comandos. A aeronave (designada 39-8) decolou do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia, e voou sobre a região leste de Östergötland durante 40 minutos. Durante o voo, a aeronave realizou uma série de manobras e testes para demonstrar vários critérios de avaliação, incluindo o recolhimento e a extensão do trem de pouso.

O Ministro da Defesa Raul Jungmann e o Comandante da Aeronáutica Brigadeiro Rossato junto ao piloto de testes do Gripen E Marcus Wandt.

“O voo correu exatamente como esperado, com o desempenho da aeronave reproduzindo a experiência nas nossas simulações. Seu desempenho de aceleração é impressionante e possui um bom controle de voo. Estou muito feliz por ter pilotado o caça no seu voo inaugural”, disse Marcus Wandt, Piloto de Teste Experimental da Saab.

O Gripen E (esquerda) voando junto ao Gripen D que acompanhou e registrou o voo.

“Hoje, levamos esse caça de classe mundial aos céus pela primeira vez. Nós conseguimos isso com um software totalmente qualificado para o revolucionário sistema de aviônica. Trata-se de dar aos nossos clientes um sistema de combate inteligente com o futuro projetado desde o início. As atividades de teste de voo continuarão a desenvolver essa conquista com o programa no caminho certo para alcançar o cronograma de entrega de 2019 para nossos clientes suecos e brasileiros”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Aeronautics.

O Cavok Brasil divulgou a notícia em primeira mão logo cedo da manhã de hoje e estaremos durante o dia todo acompanhando as novidades.

Anúncios

10 COMENTÁRIOS

    • CAVOK ha um post demostrando as diferenças entre os dois caças , Gripen c/d e o NG E/f , tem como publica-lo novamente ?

  1. E o tão esperado aconteceu, agora é continuar trabalhando duro e amadurecendo o projeto. Mas como já conheço o Brasil, só vou comemorar quando o primeiro pousar aqui de verde e cinza camuflado.

  2. E com aquela telona da versao brasileira nao da pra perder nem um FLA FLU ,kkkkk

Comments are closed.