Filmado no início dos anos 80, este vídeo mostra jatos de ataque A-4K Skyhawk da Real Força Aérea da Nova Zelândia (RNZAF) realizando uma manobra acrobática onde os jatos permanecem conectados com o sistema de reabastecimento aéreo mesmo voando no dorso.

A manobra conhecida como ‘barril roll’ mostra dois jatos do Esquadrão 75 da RNZAF, um A4-K e TA-4K com a tradicional camuflagem verde, executando o voo no dorso com o sistema de reabastecimento conectando as duas aeronaves.

O reabastecimento com sonda e drogue é complexo e potencialmente perigoso sob as melhores condições, não sendo totalmente incomum que a aeronave receptora dificilmente “pegue” a cesta do drogue com suas sondas ou peças de reabastecimento sendo arrancadas em cada extremidade.

Os jatos faziam parte da equipe de demonstração Kiwi Red, a única equipe acrobática do mundo a executar a manobra com os jatos conectados. A equipe Kiwi Red realizou a manobra regularmente, iniciando por volta de 1987-1988 e terminando em 1990.

Essa unidade também atuou como equipe oficial de exibição entre 1980 e 1981, período em que inventaram o ‘barril roll’ conectado, inicialmente usando apenas duas aeronaves.

Os jatos A-4K (10 aeronaves de assento único A-4K e 4 TA-4K) foram entregues para RNZAF em 1970, entregues ao Esquadrão 75.

Em 2001, todos Skyhawks foram colocados em armazenamento aguardando a venda. Eles foram mantidos, com vôos de manutenção ocasionais, e depois transferidos para a Base da RNZAF de Woodbourne, onde foram preservados.

A Draken International assinou um acordo com o governo da Nova Zelândia em 2012 para comprar oito A-4Ks e equipamentos associados para seus serviços de treinamento de adversários. Posteriormente, eles foram realocados para os EUA nas instalações do Aeroporto Internacional Lakeland Linder, em Draken, em Lakeland, Flórida. As outras aeronaves A-4K foram entregues a museus na Nova Zelândia e na Austrália.

O jato A-4 permanece em operação em alguns países, incluindo com a Marinha Brasileira que adquiriu os jatos da Força Aérea do Kuwait.

Anúncios

1 COMENTÁRIO