O presidente Donald Trump levantou a possibilidade de grandes mudanças no programa de substituição do “Air Force One” em face dos atrasos persistentes e crescentes com a fabricante Boeing.
Falando com repórteres no final de fevereiro a bordo de um dos jatos atuais usados ??para transporte aéreo presidencial, Trump confirmou que está frustrado com o planejado programa de substituição do VC-25B e com a contratada principal Boeing. O vídeo de seus comentários circulou na C-SPAN, Fox News e outros meios de comunicação.
“I’m not happy with the fact that it’s taking Boeing so long… I would not consider Airbus over Boeing. But I could buy that one that was used, and convert it. I could buy one from another country, perhaps”
— On Air Force One, Trump talks about replacement for Air Force One pic.twitter.com/N0O9mJNRC3
— Howard Mortman (@HowardMortman) February 20, 2025
“Não estou feliz com a Boeing”, disse Trump. “Eles demoram muito para fazer o Air Force One. Nós demos esse contrato há muito tempo como um contrato de preço fixo, e não estou feliz com o fato de estar demorando tanto, e podemos fazer outra coisa. Podemos ir e comprar um avião ou obter um avião ou algo assim.”
A Boeing vem trabalhando em uma substituição para os atuais jatos VC-25A “Air Force One” desde 2015. Durante o primeiro mandato de Trump, ele se interessou profundamente pelo programa, primeiro expressando descontentamento com o preço, depois anunciando um novo acordo no valor de US$ 3,9 bilhões para duas aeronaves em 2018 e revelando planos para um novo esquema de pintura em 2019.
O programa continua sofrendo atrasos, no entanto. A Força Aérea dos EUA decidiu por duas fuselagens Boeing 747-8i e contratou a Boeing para ser a integradora de sistemas para as muitas modificações extensas necessárias para transformar um jato comercial básico em um “West Wing móvel”.

A meta era colocar a nova aeronave em campo até 2024, mas o custo aumentou e o cronograma atrasou. A Boeing diz que absorveu mais de US$ 2 bilhões em custos e agora sugere que a entrega pode levar até mais quatro anos.
“Agora, supostamente, eles estão perdendo muito dinheiro e gostariam de ver se poderiam aumentar o preço”, disse Trump. “Mas eu gosto de acordos de preço fixo.”

A Airbus é a única outra fabricante que faz aeronaves tão grandes, mas Trump descartou a ideia de recorrer à rival europeia da Boeing, dizendo que “não consideraria a Airbus”.
“Mas eu poderia comprar uma usada e convertê-la”, disse ele. “Eu poderia comprar uma de outro país, talvez, ou obter uma de outro país. Então, estamos procurando outras alternativas, porque a Boeing está demorando muito.”
A Boeing não quis comentar. Um porta-voz da USAF, questionado se a Casa Branca havia orientado a Força Aérea dos EUA a procurar alternativas, disse apenas que “a Boeing deve entregar um Integrated Master Schedule atualizado para a USAF na primavera de 2025”.
A USAF converte regularmente aeronaves comerciais para uso militar; a nova aeronave Survivable Airborne Operations Center, a sucessora do avião E-4B “Doomsday” do serviço, também será baseada em jatos 747-8. A USAF adquiriu cinco jatos de passageiros 747-8 da Korean Air para reformar para esse projeto e contratou a Sierra Nevada Corp. em um contrato de US$ 13 bilhões para equipar os jatos.

Trump visitou um avião da Boeing na Flórida este mês que era propriedade da Qatar, uma ação destinada a destacar o “fracasso da Boeing em entregar um novo Air Force One no prazo prometido”, disse um funcionário da Casa Branca aos repórteres do pool.
A Boeing e os funcionários da Força Aérea culpam os atrasos e estouros de custos dos novos jatos Air Force One em custos de fabricação mais altos do que o esperado, negociações prolongadas com fornecedores, outros problemas na cadeia de suprimentos, mudanças de engenharia e escassez de trabalhadores qualificados com autorizações de segurança.

Em outros relatórios, o Government Accountability Office (GAO) observou outros problemas que assolam a nova aeronave: problemas de projeto de fiação; ruído da cabine do sistema de controle ambiental; atrasos na finalização de um plano de teste; e rachaduras por corrosão sob tensão que exigem reparos.
Em sua última solicitação de orçamento, a Força Aérea dos EUA projetou a capacidade operacional inicial para a primeira aeronave em meados de 2028, e alguns meios de comunicação relataram que a data pode adiar ainda mais, para 2029. Isso colocaria o programa cinco anos atrás de seu cronograma original e prolongaria para 14 anos o tempo do início do programa até a entrega de apenas dois jatos.
O CEO da Boeing, Kelly Ortberg, disse em entrevistas à mídia nas últimas semanas que Elon Musk — o bilionário proprietário da SpaceX e um conselheiro próximo de Trump — está trabalhando com a empresa para ajudar a entregar o VC-25B mais rápido.